in ,

10 dicas de especialistas para conseguir um emprego mais rápido

Com o aumento do número de profissionais qualificados no mercado de trabalho, a busca por novos empregos tornou-se motivo de grande tensão entre os jovens. Apesar disso, é necessário manter o foco e deixar o medo e a ansiedade de lado, já que podem ser fatores decisivos nesse processo.

Existem muitas dúvidas em relação à essa pauta, indo desde a melhor forma para se montar um currículo, até o momento da tão esperada entrevista de emprego.

Sendo assim, confiram as 10 principais dicas de especialistas para conseguir um emprego mais rápido:

01- Mantenha o seu currículo sempre atualizado

Parece óbvio, mas muitos esquecem de atualizar seu currículo com atividades extra curriculares e cursos, por exemplo. Podendo ser, o que não foi anexado, exatamente o que a empresa procurava.

02- Não envie para muitas empresas de uma só vez

Sentimentos como angústia e aflição para alcançar as vagas, fazem com que os candidatos enviem seus currículos para diversas empresas de uma vez. Mesmo que a vaga não tenha exatamente o “perfil” procurado por eles.

Por isso, é necessário fazer a seguinte auto-análise: “será que esse emprego realmente combina comigo? Será que posso atender a todas essas exigências?”. Até porque, nesses casos, mesmo sendo chamado para fazer a entrevista, é pouco provável que o candidato seja recrutado.

03- Reconheça seus talentos

Assim como a auto-análise, o autoconhecimento também é de suma importância. Exatamente por esse motivo, a maioria das empresas procuram saber quais são os maiores defeitos e qualidades dos candidatos. Assim, eles podem identificar suas verdadeiras habilidades e estar aptos a atuar nessas áreas como profissional de destaque.

04- Procure empresas que combinem com o seu perfil

Antes de inscrever-se para determinadas vagas, é necessário que o candidato faça uma pesquisa rápida sobre a empresa. Sobretudo no que diz respeito à visão, missão e aos valores. Tendo conhecimento da estrutura, a possibilidade de contratação é maior.

05- Esteja atento às Atualidades

Estar atento ao que acontece Mundo afora é um fator de diferenciação em relação aos outros candidatos. É preciso aprofundar-se em assuntos diversos, a fim de estabelecer discussões e expor diferentes pontos de vista, que também podem ser cobrados durante uma entrevista, por exemplo. O senso comum já não é mais suficiente mediante à velocidade e demanda de pautas lançadas diariamente.

06- Faça contatos

O “Networking” pode ser um dos meios mais eficazes nessa busca pela conquista do mercado de trabalho. Fazer contatos com colegas de faculdade ou cursos, participar de eventos e workshops pode ser muito mais benéfico do que distribuir currículos ou se cadastrar em diversos sites de empregos. Até mesmo porque essa é a forma única forma de conseguir a valiosa “indicação”.

07- Saiba se portar na entrevista de emprego

Mesmo com tantas mudanças nos meios corporativos, a forma como o candidato deve se portar em entrevistas, permanece a mesma. Fique atento a atrasos, desconhecimentos sobre si próprio ou hiper valorização de si, ausência de pretenção salarial, erros de ortografia e de discurso, contradições, etc. São fatores que podem comprometer suas vagas.

08- Tenha um bom currículo

Para ser convocado para a entrevista, esteja atento ao conteúdo e formatação de seu currículo. Destaque as informações de maior relevância como os objetivos profissionais. Dê foco à qualidade, sem redundâncias e crie um Design sem cores extravagantes que possam comprometer a leitura. Fique de olho nos comuns erros de ortografia, é para isso que servem as revisões de texto!

09- Esteja preparado para a entrevista

Tenha em mente como você pode contribuir para a empresa na área em que deseja atuar. Demonstre domínio sobre o que foi solicitado, porque essa segurança somente o candidato poderá passar. Além de claro, interesse pela empresa. Jamais finja ser quem você não é, porque nesses casos, muitas instituições não hesitam em demitir.

10- Não se desespere

Cada candidato possui um perfil e deve ser destaque nas atividades exercidas. Seja dedicado, persistente e confie no seu currículo. Se possível, cadastre-se em sites de empregos para que suas habilidades e qualificações tenham maior visibilidade. O mais importante é manter-se atualizado mediante ao bombardeio de informações, respeitar a hierarquia da empresa e do profissional que realizará a entrevista.

Não existem caminhos “mágicos”, mas após essas dicas, a busca pelas vagas ideais se tornarão mais leves. Boa procura!

Como trabalhar no Carrefour (85 Vagas Disponíveis)

Como trabalhar na B2W (159 Vagas Disponíveis)